O autor


Pedro Filipe Almeida Maia nasceu em 1979 na ci­dade de Ponta Delgada. É psicólogo organizacional, licenciado em Psicologia pela Universidade dos Açores e mestre em Psico­logia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos pelas universidades de Coimbra e de Barcelona.

Foto por André Furtado
Pedro Almeida Maia sob a lente de André Furtado.

Começou por escrever para música e a publicar crónica. Estreou-se no romance com os os thrillersBom Tempo no Canal: A Conspiração da Energia” (Prémio Letras em Movimento), e “Capítulo 41: A Redescoberta da Atlântida” (Plano Regional de Leitura). Escreveu também o drama “Nove Estações” (Mostra LabJovem), e a ficção científica “A Viagem de Juno” (Plano Regional de Leitura). “Ilha-América” é o seu quinto romance.

Na psicologia, foi coautor de “Os Vencedores do Medo” e “O Primeiro Dia de Aulas”, da série de livros infantis Vamos Sentir com o Necas (Plano Regional de Leitura).

Na poesia, é autor de “Vinhas e Epigeus” (Prémio Discover Azores) e publicou “A Escalada de um Manco”.

Assinou crónicas dedicadas às artes, em “Pavilhão Auricular”, e à sátira, em “Cronicista”, tendo publicado nos jornais Terra Nostra, Fazendo, Ilha MaiorDiário Insular, Correio dos Açores, Portuguese Times (EUA) e Mundo Lusíada (Brasil). Mantém contribuição regular no Açoriano Oriental com a rubrica “Recursos dos Humanos”.

No conto, publicou “Batéis de Lava” na edição comemorativa do 180º aniversário do jornal Açoriano Oriental, “O Galheteiro de Prata” na Antologia de Contos do Centro de Estudos Mário Cláudio, “A Olaria da Esquina” em Este ano desembrulha o espírito de Natal, “O Abraço do Priolo” na Enfermaria 6, e “O Templo de Ganferton” na revista brasileira Vício Velho. Contribuiu também com o ensaio “O Parto da Saudade” para a revista literária grotta.

No guionismo, escreveu o argumento para a série televisiva Islanders, tendo sido anunciado em 2019 o episódio piloto intitulado “Under the Light”.

Foi um dos membros fundadores da PENA (Plataforma de Escrita Nova Açoriana) e também do Colectivo NAU (Novos Autores Unidos). Foi considerado Escritor do Ano 2014 pelo jornal Correio dos Açores.


#almeidamaia

%d bloggers like this: