Condenação na lista do Observador

O ano de 2025 foi generoso e trouxe projetos, eventos e novas publicações. De todas as atividades literárias realizadas, destaca-se a publicação pela Cultura Editora do romance Condenação, a história de um gangster açoriano na América. Quase parece relatar um caso atual, sobretudo à luz dos mais recentes acontecimentos nos EUA, mas o enredo que lhe serviu de base aconteceu há praticamente um século.

O livro tem dado origem a excelentes recensões, entrevistas e opiniões, que têm vindo a ser reunidas aqui no site, na videoteca e na secção de artigos da imprensa. Mais recentemente, foi eleito para a lista dos livros do ano do jornal Observador.

Os 13 elementos do júri escolheram 5 livros cada, cabendo a Alexandre Borges a seleção do romance Condenação, juntamente com: Se Eu Quisesse, Enlouquecia, de João Pedro George; Cada Um Por si e Deus contra Todos, de Werner Herzog; Léah e Outras Histórias, de José Rodrigues Miguéis; e O Penálti, de Robert McCrum.

A inclusão em listas deste género é muito importante para a divulgação da literatura. Aos leitores que desejem ajudar a promover estes trabalhos, podem fazê-lo de várias formas. Comprar, oferecer e ler os livros é a forma mais direta, claro. Partilhar nas redes sociais é outra. No entanto, hoje, no tempo dos algoritmos, as avaliações das leituras são fundamentais. Basta atribuir estrelas ou escrever uma pequena frase, nas plataformas: Goodreads, Wook, Bertrand, Fnac, Amazon, Particular, Kobo, etc. Cada avaliação conta, e muito. A literatura agradece. Votos de excelentes leituras para 2026!

Publicado por Pedro Almeida Maia

http://www.almeidamaia.com/

Deixe o seu testemunho

Discover more from Pedro Almeida Maia

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler