
Sinopse
Aron Hilmarsson, um geólogo islandês, acorda em Moscovo no ano de 2049, após um período de criopreservação de mais de trinta anos. Durante a sua ausência, um acontecimento trágico acelerou o aquecimento global e fez subir o nível médio dos oceanos para níveis inesperados.

Numa era em que as alterações climáticas quase obrigam ao abandono da aviação civil, há interesses conflituosos entre organizações multinacionais, mas há um arquipélago de nove ilhas no meio do Atlântico que se consegue adaptar aos novos tempos, onde as pessoas se deslocam em rápidos comboios de levitação magnética, por túneis que atravessam os oceanos.
A Viagem de Juno encerra um exercício sensível sobre o que pode suceder ao planeta, e sobretudo aos oceanos, daqui por umas décadas, e encerra uma trama poderosa que tem como pano de fundo a ambição e a ganância desmedidas.
Ficha técnica

Título: A Viagem de Juno
Design da capa: Jaime Serra
Foto da capa: Paulo R. Cabral
Foto da badana: André Furtado
– Edição: março de 2019
ISBN: 978-989-735-206-5
Ver na Goodreads
Comprar: Letras Lavadas | Wook | Bertrand | FNAC | Almedina
Recensão crítica
“Enredado o suficiente, mas magnificamente fluido para te proporcionar bons momentos no lazer dos teus tempos de descanso.”
~ Simão Neves
“Vale a pena mergulhar nesta viagem [A Viagem de Juno], ao ritmo intenso da ficção repleto de peripécias, e deslumbrar com a visão futurista deste autor inteligente, perspicaz e cativante.”
~ Pedro Silveira
“Este livro em particular [A Viagem de Juno] assentaria que nem uma luva numa produção hollywoodesca.”
~ Joaquim Pereira
“Considero A Viagem de Juno um livro cinco estrelas, de leitura obrigatória para todos os amantes de distopias e para todos os que procuram bons livros escritos por autores portugueses!”
~ Brenda Cabral [texto completo]
“A Viagem de Juno é um livro com uma trilogia de preocupações: o ambiente, as paixões e os interesses. Encadeadas na visão jovem e desassombrada de Pedro Almeida Maia. Repito o que dele já escrevi: Tem asas para voos ainda mais altos!”
~ Santos Narciso, Atlântico Expresso
“A capacidade criadora do Pedro Almeida Maia é vertiginosa e empolgante!”
~ Luís Miguel Almeida (Professor Ensino Secundário)
“É um livro de um autor açoriano que nos faz esquecer que é um livro de um autor açoriano. (…) Pedro Almeida Maia atualiza o Arquipélago, torna-o uma possibilidade global e futurista. (…) Poderá ser um abre-olhos ao papel internacional dos Açores.”
~ Paulo Matos, Açoriano Oriental [texto completo]
“Recomendo a leitura do livro [A Viagem de Juno], pela sua capacidade de fazer sonhar e agir atempadamente para haver um futuro para o nosso planeta e, em particular, para a nossa terra arquipelágica.”
~ Virgílio Vieira
“As palavras do Pedro Almeida Maia valem por mil paisagens sonoras, porque não estão presas à realidade, deixando-nos flutuar ou partir nas asas da nossa própria imaginação.”
~ Frederico Cardigos [texto completo]