Vamos Sentir com o Necas


Descrição

A coleção Vamos Sentir com o Necas é um projeto fundamentado na Psicologia que trabalha as emoções nas crianças como forma de favorecer a auto estima, fomentar a sã convivência e facilitar o sucesso escolar. Integra o Panorama Editorial de 2015 do Boletim do Núcleo Cultural da Horta, e o livro Os Vencedores do Medo está incluído no Plano Regional de Leitura dos Açores desde 2014/2015.

Em cada livro, o leitor, seja a criança ou o educador, pai/mãe ou professor, irá encontrar uma história atrativa, em que os protagonistas são um grupo de crianças e o seu amigo especial, o golfinho Necas. Cada história é seguida de uma secção interativa de estratégias que correspondem a um conjunto de ferramentas simplificadas para ajudar a criança a lidar com as suas emoções e, assim, sair-se melhor no dia-a-dia, quer seja na escola, em casa ou com os amigos.

As crianças das histórias — o António, a Rita, a Luana, a Maria, o Li e a Mariana — têm os mesmos receios e apreensões, sofrem as mesmas dúvidas e inquietações, têm as mesmas surpresas e alegrias das crianças dos nossos dias. O golfinho Necas faz a identificação Ler Açores_peqdas emoções e ensina aos amigos, numa linguagem simples e direta, a função que estas têm na nossa sobrevivência e a forma de as utilizar na promoção do bem-estar. Deste modo, o Necas ajuda-os a compreenderem o turbilhão interior que os move e como podem usar essa energia de forma positiva e saudável.
 Dotar os mais novos dos requisitos necessários à compreensão de si mesmos, e de si na relação com os outros, é um primeiro passo de enorme importância que contribuirá para um crescimento mais equilibrado e para o sucesso na vida.

2013-04-03 Grupo
Necas, Mariana, Luana, Rita, Li, Maria e António
(ilustração de Ana Correia)

Autores

Célia Barreto Carvalho, Psicóloga, doutorada em Psicologia Clínica, Prof. Auxiliar no Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores e psicoterapeuta. É investigadora no Centro de Investigação do NEICC da Universidade de Coimbra e da University of Southern California (EUA). Está envolvida na formação inicial e pós-graduada em Psicologia, e investiga na área da esquizofrenia e inteligência emocional.

Suzana Nunes Caldeira, Psicóloga, doutorada em Psicologia da Educação, Prof. Auxiliar no Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores e investigadora no Centro de Estudos Sociais da mesma Universidade. É diretora do 1.º Ciclo de Estudos em Psicologia. Está envolvida na formação inicial e pós-graduada em Psicologia, e investiga na área da disrupção, conflito e violência.

Pedro Almeida Maia, licenciado em Psicologia pela Universidade dos Açores e mestrando em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É cronista e autor de ficção policial, vencedor do Prémio Letras em Movimento 2010, Prémio Discover Azores 2014, selecionado para a Mostra LabJovem 2014 e considerado Escritor do Ano 2014 pelo jornal Correio dos Açores.

Ana Correia, artista plástica, licenciada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Fez o curso de Educação Artística, pelo Movimento Português de Intervenção e Educação Artística e o curso do Iniciação à Arte Terapia, pela Sociedade Portuguesa de Arte Terapia. Expõe individualmente desde 2004 e colectivamente desde 2007. Concilia o ensino com a prática artística.


Volume 1

Capa do primeiro volume, ilustração de Ana Correia

Título: Os Vencedores do Medo
1ª Edição: março de 2014
2ª Edição: abril de 2014
3ª Edição: setembro de 2014
(ISBN: 978-989-735-048-1)
Goodreads


Volume 2

Necas: capa do vol. 2Título: O Primeiro Dia de Aulas
1ª Edição: outubro de 2014

(ISBN: 978-989-735-064-1)
Goodreads


%d bloggers like this: