Seis novos contos em 2022

No ano em que comemora uma década de publicações, desde o seu primeiro livro editado em 2012, o escritor Pedro Almeida Maia já anunciou a publicação de um novo romance sobre a escravatura branca açoriana, assim como, pelo menos, seis novas contribuições no género do conto. Recorde-se que, em 2020, o autor publicou «O Templo de Ganferton» na revista brasileira Vício Velho e, em 2021, participou na antologia internacional do PEN Clube Os Dias da Peste com «Aura das Dores». As novidades mais recentes são as que se seguem.


No dia 19 de março de 2022, foi inaugurada a exposição “Sorrisos de Pedra: 31 variações sobre desenho”, de Judy Rodrigues, que ficará patente no Porto, na Gubian Art Gallery, até ao dia 23 de abril. Entre outras contribuições, Pedro Almeida Maia escreveu o conto «A Pose», traduzido para inglês por Maria Manuel Lisboa. Helena Amaral, Alma Mater dos “Sorrisos de Pedra”, alinda as nove ilhas açorianas com a originalidade da sua arte. Lançado o repto à pintora Judy Rodrigues para conceber os 31 Sorrisos — aos escritores foi pedido a interpretação de um Sorriso, que lhes foi atribuído de forma aleatória – a anuência foi imediata. Houve leituras por: Danyel Guerra, Jorge Taxa e José Efe.


No dia 5 de abril de 2022, foi inaugurada a exposição “A (im)possibilidade de uma ilha”, em torno da ficção de Michel Houellebecq, com a curadoria de Vítor Teves. Está patente no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada. Para o catálogo da exposição, entre outros autores, Pedro Almeida Maia participou com o conto «Nave-Mãe».


No dia 6 de abril de 2022, foi lançado na na sala do Anfiteatro Lounge, em Ponta Delgada, o terceiro volume de Avenida Marginal, uma coletânea de contos editada pela Artes e Letras, coordenação de Maria Helena Frias e apresentação de Acir Meirelles. Pedro Almeida Maia contribuiu com o texto inédito «O Treinador de Pombos».


Para este ano está igualmente prevista a publicação do conto «O Galheteiro de Prata», um dos selecionados para a antologia do Centro de Estudos Mário Cláudio, mas também dos dois novos trabalhos «Deslaço» e «A Viagem Fechada», com datas de lançamento a anunciar oportunamente.

Publicado por Almeida Maia

http://www.almeidamaia.com/acerca/

Deixe o seu testemunho

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: