Lugares da Escrita: ilha de São Miguel

A série televisiva Lugares da Escrita remete para uma nova abordagem a cenários e espaços insulares, tomando por fio condutor a escrita e a literatura. Numa espécie de visita guiada, escritores e personalidades das letras traçam um roteiro imagético de recantos que inspiraram a criação literária ou que pintaram páginas de romances e poemas açorianos.

Trata-se de uma coprodução RTP Açores / Instituto Açoriano de Cultura, com produção executiva de Carlos Bessa, produção de Bárbara Almeida e Sónia Dias, autoria e apresentação de Marta Silva e realização de Diogo Rola.

No sétimo episódio, Pedro Almeida Maia, o autor do romance A Escrava Açoriana, transporta-nos até ao século XIX para falar do que foi e do que é hoje o Porto de Ponta Delgada — desde o contexto da emigração ilegal até ao turismo de cruzeiros. O espaço lendário das Sete Cidades, a impetuosidade dos Ilhéus dos Mosteiros e o Farol da Ponta do Cintrão, a norte da ilha, foram tomados pelo autor como locais de inspiração e ao mesmo de tempo de cenários nas suas tramas de aventura.

A estreia do sétimo episódio ocorreu na RTP Açores, no passado dia 19 de dezembro de 2022, e será também emitido nos canais RTP Internacional, RTP Internacional Ásia e RTP Internacional América. O episódio completo está disponível na RTP Play e pode ser visualizado no seguinte link: https://www.rtp.pt/play/p10901/e660650/

Publicado por Pedro Almeida Maia

http://www.almeidamaia.com/

Deixe o seu testemunho

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: